Possível Método de Realização da Prova do PAS e Administração de Tempo
Macro Estratégia de Prova:
Essa é apenas uma sugestão. Tal estratégia depende muito de pessoa para pessoa, pode ou não dar certo com você.
Ao abrir a prova não veja o tema da redação por enquanto, pois você pode ficar pensando e matutando sobre isso ao longo da prova e ficar desconcentrado ao resolver as questões.
Primeiro você faz as questões mais fáceis na sua concepção ou as questões dos conteúdos que você realmente estudou, entende e sabe fazer.
Geralmente, as questões mais fáceis para a maioria dos candidatos são os itens de obra, de humanas e linguagens (português e língua estrangeira) que representam cerca de 60% da prova.
Normalmente, essas matérias são consideradas menos difíceis pois podem de certa forma serem respondidas rapidamente (em comparação com as questões de exatas) e envolve mais interpretação de texto. Inclusive, caso você leia atentamente e cuidadosamente bem um determinado texto você consegue responder várias questões com uma maior agilidade. Vale ressaltar que nos últimos anos a banca do PAS está colocando mais questões interpretativas nas provas, o que já está representando uma boa parcela da prova, algo em torno de 20 a 30% da prova como todo.
Terminado esses 60% da prova, em um tempo de 1 hora e 30 minutos, vá para o esboço da redação e tente fazê-lo em menos de 1 hora, apenas o rascunho, sem passar a limpo ainda.
Em seguida, na parte da prova de exatas, mais 1 hora e 30 minutos, faça primeiro as questões de biologia que não tem cálculo, é mais objetiva e prática, depois química, pois tem muitas questões que envolvem teoria, mais análises e cálculos simples como regra de três. Posteriormente, faça os itens de matemática e física de acordo com a sua preferência e entendimento das matérias dessas disciplinas, fazendo o que você realmente sabe resolver, SEM CHUTAR (Não sabe fazer o item? Está em dúvida no que marcar? Então não chuta!). E para finalizar, em 1 hora, passe a limpo a redação e preencha o gabarito.
Micro Estratégia de Prova:
Resoluções Diferenciadas dos Itens do PAS
Se tiver demorando em determinada questão do tipo A ou do tipo C da prova do PAS é porque você está com certa dúvida no que marcar, então não deve chutar, pois provavelmente vai errar e anular um item certo pelo critério de correção da banca Cebraspe. Pior do que isso é não saber fazer a questão por falta de um conhecimento a mais da matéria cobrada e resolver chutar o item sem entender o que é dito nela.
Tem itens nas provas do PAS que valem mais pontos que outros e você não perde ponto nenhum caso erre alguma coisa ao fazê-los como é o caso dos itens tipo B e D, em que o primeiro se propõe um problema cuja resposta é um número inteiro de 000 a 999 e o segundo é um item aberto de resposta construída. Considere realizá-los com calma e prioridade no dia da prova, pois custam uma nota que podem fazer a diferença no seu escore bruto (para melhor).
Mais informações sobre os tipos de itens da prova do PAS aqui.
Ideias Aproximadas de Tempo para Realizar os Tipos de Itens da Prova do PAS
Sabe-se que o tempo máximo de realização da prova do PAS é de 5 horas, sem tempo adicional para preenchimento do gabarito e escrita da redação para a folha definitiva.
Fazendo os itens e resolvendo as questões propriamente dito, você vai passar mais ou menos 3 horas (180 minutos), pois tira-se cerca de 2 horas para fazer o rascunho/esboço da redação e passar ela a limpo e preencher o gabarito.
Prova PAS 1 (100 itens)
- Média de 90 itens tipo A: fazer uma questão por 1,5 minutos <=> no total 135 minutos
- Média de 2 itens tipo B: uma questão em 5 minutos <=> 10 minutos
- Média de 7 itens tipo C: uma questão em 3 minutos <=> 21 minutos
- Média de 1 item tipo D: uma questão em 6 minutos <=> 6 minutos
- Total gasto: 172 minutos de 180 (sobra 8 minutos).
Prova PAS 2 (110 itens)
- Média de 97 itens tipo A: fazer uma questão por 1 minuto <=> no total 97 minutos
- Média de 3 itens tipo B: uma questão em 5 minutos <=> 15 minutos
- Média de 9 itens tipo C: uma questão em 3 minutos <=> 27 minutos
- Média de 1 item tipo D: uma questão em 6 minutos <=> 6 minutos
- Total gasto: 145 minutos de 180 (35 minutos).
Prova PAS 3 (120 itens)
- Média de 105 itens tipo A: fazer uma questão por 1 minuto <=> no total 105 minutos
- Média de 3 itens tipo B: uma questão em 5 minutos <=> 15 minutos
- Média de 11 itens tipo C: uma questão em 3 minutos <=> 33 minutos
- Média de 1 item tipo D: uma questão em 6 minutos <=> 6 minutos
- Total gasto: 159 minutos de 180 (sobra 21 minutos).
Obviamente os exemplos e cenários apresentados acima é uma suposição ou sugestão de tempo aproximada para realizar cada item, ou seja, não é uma regra pois depende muito. Tem item tipo A de exatas que você não vai conseguir resolver em 1 minuto apenas. Vai ter itens que talvez você deixe em branco e nem faça por achar meio complicado.
Redação
Sim, a redação também tem a sua importância nas provas do PAS pois configura-se também como critério de eliminação e classificação, ou seja, você precisa: NR1 + 2 NR2 + 3 NR3 > 20, em que por exemplo NR1 é a nota da redação tirada no PAS 1. Concluído o PAS e fazendo o cálculo acima, sua nota definitiva da redação deve ser maior que 20 pontos. Depois essa nota vai ser usada para o cálculo do argumento final. Portanto, reflita fazê-la com atenção e tranquilidade no dia da prova. Clique aqui e saiba mais informações sobre a redação do PAS.
Língua Estrangeira
A prova de língua estrangeira das três etapas do PAS contém 10 itens, uma quantidade até razoável na prova. A maioria das questões cobram interpretação de texto, avaliando o vocabulário do idioma escolhido. A recomendação aqui é você tomar cuidado com as pegadinhas das expressões idiomáticas e termos específicos que podem te enganar, os chamados falsos cognatos. Uma alternativa que pode te ajudar em relação a isso seria verificar as provas das outras línguas que são exatamente iguais, isto é, todos os itens são iguais para a prova de inglês, espanhol e francês.
“Termos Contundentes”
Desconfie e tome cuidado também com certas palavras e termos “fortes” nas entrelinhas de um determinado item que podem fazer com que a questão esteja errada, tais como: “sempre”, “nunca”, “certamente”, “com certeza”, “sem dúvida” etc.
Depois de todas essas dicas e sugestões, já comece a simular, cronometrar e treinar tudo isso com as provas anteriores da sua etapa 😉
Esperamos que tenha gostado do conteúdo!
Deixe um comentário abaixo dizendo o que achou. Fale da estratégia que aplicaria em prova.
Estamos juntos!
Tags: dicas de como fazer a prova do PAS UnB, estratégia de prova para o PAS, métodos para realizar toda a prova do PAS, esquema e planejamento de tempo para fazer todas as questões da prova do PAS banca Cebraspe, técnicas cronometragem para a prova das três etapas do PAS.